O “TEATROKA” surgiu em 2000. Coletivo profissionais que atuam a mais de uma década no cenário cultural de Porto Alegre. Entende a cultura como a agente formador de mentalidade, a atividade teatral como um importante instrumento na reflexão do homem sobre sí e sua realidade social e que arte e política devem estar em profunda interação. Realiza intercâmbios internacionais, espetáculos teatrais, oficinas e cursos de teatro.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Quem Somos


O “TEATROKA” foi criado em 2000 e fazem parte desse coletivo profissionais que atuam a mais de uma década no cenário cultural de Porto Alegre. São artistas e técnicos que desenvolvem uma pesquisa séria e consequente, com reconhecimento público pela trajetória desenvolvida e pela qualidade do trabalho que realizam no campo da pesquisa das artes cênicas.

Em sua proposta de trabalho arte e política devem estar em profunda interação, dirigidas a maior parte da população que, por suas carências culturais e econômicas não têm acesso aos bens culturais. Desenvolvem pesquisa de linguagem, aquisição de técnicas, estratégias de intervenções e ocupação da rua como espaço cênico.

Regularmente partilham essa experiência sob a forma de oficinas de teatro, ministrando cursos junto a centros comunitários, entidades sindicais, instituições de ensino, apresentações de espetáculos teatrais e intervenções cênicas de rua em datas específicas e em momentos políticos de relevância.

Intercâmbios Internacionais:
2002: Intercâmbio “Theater der Phantasie” (jovens da Alemanha, Itália, Argentina e Brasil,).
2006-2007: Intercâmbio “Gay and Happy? ( jovens da Alemanha, Itália, Argentina e Brasil)
2006: “Métodos para pessoas que trabalham com pessoas excluídas socialmente” (adultos da Alemanha, França, Bolívia e Brasil)
2009: “Action-Up”/”A Escola que queremos!” (jovens da Alemanha e Brasil, a fase no Brasil será realizada em dezembro/2010, em Porto Alegre)
2010: “Das gestern im heute - acting for democracy”/ O Ontem na Atualidade, Atuando para a Democracia (jovens da Alemanha , Argentina, Brasil e Espanha)

Espetáculos Teatrais: “As Criadas, de Gean Genet” e “Zona Contaminada, de Caio Fernando Abreu”

O Coletivo “TEATROKA” entende a cultura como a agente formador de mentalidade com conseqüência direta na condução dos rumos da sociedade e a atividade teatral, um importante instrumento na reflexão do homem sobre sí e sua realidade social.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber com que entidade o Fernando kike Barbosa conseguiu autorização para fazer a adaptação de "Os que têm a hora marcada", de Elias Canetti.
    Sou produtora das montagens de formatura da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras, escola de teatro que atua há 28 anos no Rio de Janeiro
    Aguardando um retorno, envio cordiais saudações
    Marcia Quarti
    producao@cal.com.br

    ResponderExcluir