O “TEATROKA” surgiu em 2000. Coletivo profissionais que atuam a mais de uma década no cenário cultural de Porto Alegre. Entende a cultura como a agente formador de mentalidade, a atividade teatral como um importante instrumento na reflexão do homem sobre sí e sua realidade social e que arte e política devem estar em profunda interação. Realiza intercâmbios internacionais, espetáculos teatrais, oficinas e cursos de teatro.

quarta-feira, 17 de março de 2010

"O ONTEM NA ATUALIDADE - Atuando para a Democracia"

O Teatroka realiza mais um intercambio internacional. De 23 a 28 de Fevereiro começou em Porto Alegre o intercambio "O Ontem Na Atualidade-Atuando para a Democracia", criado através de uma rede, formada por quatorze entidades e aprovado pela União Européia dentro do Programa "Jugend in Aktion". Essa rede é formada por Organizações Não-Governamentais, Instituições de Ensino e educadores não-formais de quatro países que desenvolvem projetos sociais na área dos direitos civis e humanos.

São 4 paises envolvidos: Brasil/Alemanha/Argentina/Espanha.

Dirigido a jovens entre 16 e 25 anos, o projeto acontecerá a nivel local em cada um dos paises participantes, através de oficinas de arte(teatro, música, video) e história, sendo que a temática que vai nortear o trabalho será a questão dos regimes totalitários, vividos por esses paises, e seus reflexos na atualidade. O projeto terá duração de 1 ano e além do encontro de preparação que aconteceu em Porto Alegre, preve mais 2 encontros presenciais. O próximo será em Granada(Espanha) no mes de junho e o terceiro em Halle(Alemanha) em novembro. Nossa proposta é criar um espaço de troca de experiências multi-culturais, de estudo, investigação e reflexão sobre a realidade e a história de cada país e as relações entre os paises na história e suas dependências na atualidade.





http://actingfordemocracy.net

Um comentário: